segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ver o que tem a ver


É preciso estar sempre antenado!

Uma forma bacana de aprender, refletir e ampliar a forma de ver o mundo é por meio de bons filmes……..então seguem algumas sugestões:

Nenhum a Menos
China, 1999
Direção: Zhang Yimou
Duração: 106 minutos

Sinopse
No interior da China comunista, uma garota de 13 anos, fica com a obrigação de cuidar dos alunos de uma escola primária muito pobre de uma comunidade rural. Prometem uma recompensa se ela não perder nenhum deles. Wei faz de tudo para manter os alunos na escola, até que um garoto de 10 anos é obrigado a partir para a cidade em busca de trabalho. Para trazê-lo de volta, Wei inicia um incansável jornada à procura de seu aluno na cidade grande.

O fabuloso destino de Amelie Poulain
França, 2001
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Gênero: Comédia
Duração: 120 minutos

Sinopse
O filme retrata as descobertas de uma jovem recém chegada a cidade de Paris e fala sobre pessoas comuns que desejam realizar seus sonhos. A jovem Amélie muda-se para o bairro de Montmartre e começa a trabalhar como garçonete. Certo dia ela encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa, cheia das lembranças de infância de alguém e, imaginando pertencer ao antigo morador, decide procurá-lo. Ao ver que ele chora de alegria ao reaver a caixa, fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência.

Antônia
Brasil, 2006
Direção: Tata Amaral
Duração: 90 minutos

Sinopse
Na periferia de São Paulo, quatro jovens mulheres negras, amigas desde a infância, batalham pelo sonho de viver de sua música Elas deixam o trabalho de backing vocal de um conjunto de rap de homens para formar sua própria banda, que batizam de Antônia. Descobertas por um empresário, elas passam a cantar rap, soul, MPB e pop em bares e festas da classe média. Enquanto lidam com a violência da região onde moram e o machismo dentro da cena musical, elas tentam o sucesso.

Billy Elliot
Inglaterra, 2000
Direção: Stephen Daldry
Duração: 111 minutos

Sinopse
Em uma pequena cidade no interior da Inglaterra, a principal atividade econômica provém das minas. Billy Elliot é um menino de apenas onze anos que é treinado pelo pai para lutar boxe, mas durante os treinos ele tem contato com as danças clássicas e se encanta com a magia do balé. Incentivado pela professora, que o vê como um talento nato, Billy enfrenta a família para se dedicar ao mundo da dança.

Juno
EUA, 2007
Direção: Jason Reitman
Duração: 96 minutos

Sinopse
Juno é uma jovem de 16 anos que engravida na primeira transa com seu namorado e decide ter o bebê que espera e dá-lo a um casal que tenha condições de criá-lo, já que não se considera em condições de ser uma boa mãe. Ela desfila com sua barriga sem nutrir amor pela criança, mas sendo respeitosa pelo fato da geração de uma vida. E é esse respeito sem afeto que a faz desistir do aborto. Consegue apoio do pai e da madrasta na decisão de doar a criança para um casal que ela escolhe por um anúncio de jornal.

Vem dançar
Estados Unidos, 2006
Direção: Liz Friedlander
Duração: 108 minutos

Sinopse
Drama inspirado na história real de um professor que ensina dança de salão como voluntário a um grupo variado de alunos do ensino médio de uma área carente do centro de Nova York, mantidos de castigo. A princípio, os alunos estão desconfiados quanto ao professor, principalmente quando descobrem que ele está ali para ensiná-los a dançar, mas seu comprometimento e dedicação inabaláveis pouco a pouco os inspiram a abraçar o programa. Ao lado dos alunos, cria um novo estilo de dança, mesclando o clássico e o hip-hop.

Expedito - Em busca de outros nortes
Brasil, 2006
Direção: Aida Marques, Beto Novaes
Duração: 75 minutos, digital

Sinopse
Painel da colonização da Amazônia na década de 1970, quando o Governo Federal incentivou amplas frentes de ocupação na região. Expedito Ribeiro de Souza, mineiro trabalhador e poeta do cotidiano, parte com sua família para a floresta, em busca de um pedaço de terra para cultivar. Seu engajamento nas lutas política e sindical o leva à perseguição e, posteriormente, à morte encomendada por grandes fazendeiros. O filme mostra como parentes espalhados pelo país inteiro seguem o caminho que Expedito apontara. Uma obra de poesia e luta sobre um homem em busca de outros nortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário