quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Juventudes e jovens – o que nos atrai? Cinema, imagem, palavra, som e movimento


Projetos e outras linguagens -
Ver o que tem a ver

Saneamento básico – o filme
Brasil, 2007
Roteiro e direção de Jorge Furtado
Duração: 112 min

Sinopse
A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a necessidade de construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à subprefeitura.
Após ouvir a reivindicação, a secretária reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil reais que podem ser destinados à produção de um vídeo. O recurso veio do governo federal e, se não for gasto, terá que ser devolvido.
A comunidade decide fazer um vídeo sobre a obra necessária. A prefeitura apóia a idéia, pois considera um absurdo devolver o recurso, mas esclarece que, para ter acesso a ele, a comunidade deverá apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba poderá ser utilizada apenas para realizar uma obra de ficção.
Os moradores da Linha Cristal passam a produzir um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa. O que eles não esperavam é que essa criação fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário