quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Projeto de mobilização: para fazer tem que saber

a

Mobilizar é motivar. Para que os jovens se motivem a participar de uma iniciativa é preciso que se interessem pela causa. A Adjer é mais do que uma associação de jovens, é uma causa. É importante mostrar claramente a outros jovens os motivos que justificam abraçar essa causa: o jovem como solução para a mudança social e, nunca, como um problema social.

A principal motivação para os jovens que aderem a projetos e causas coletivas é o fato de poderem fazer algo concreto para melhorar seu cotidiano e investir no seu futuro, por isso a Adjer promoveu uma formação em mobilização social no mês de julho.

A mobilização não é uma tarefa simples, que dependa apenas da vontade dos jovens, ela alcançará os objetivos se houver um bom projeto. Mas elaborar um projeto também exige conhecimento, dedicação e esforço. Nós, da Adjer, aprendemos e elaboramos,
durante a formação no PEJR, o Projeto do Jovem Empreendedor Rural, por isso entendemos que a formação em mobilização social deveria vir acompanhada de uma oficina de elaboração de projetos.

Os jovens que participaram da formação decidiram que o projeto deve ter uma abrangência territorial, mas as ações serão planejadas tendo em vista o contexto de cada local.

O foco da mobilização será o aspecto ambiental e as ações deverão privilegiar os interesses dos jovens, principalmente os relacionados com atividades de lazer e divertimento.

Aprendemos que mobilização é evento, mas também é processo. É comunicado, mas também é comunicação. Por isso sabemos que precisamos de tempo e planejamento para haver uma boa comunicação com outros jovens que habitam os municípios rurais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário