quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Adjer promove oficina de elaboração de projetos

Em 25 de julho a Adjer deu início à formação de jovens para a elaboração de projetos. Pensar um projeto não é tarefa simples, principalmente quando há o compromisso de garantir a sua viabilidade prática. A Adjer deseja assumir a autoria de suas ações e decidir sobre as áreas de atuação que entende prioritárias, de modo a incentivar o protagonismo de outros jovens que habitam os municípios rurais do território.


Novos sócios da Adjer participam da oficina de projetos

Para elaborar um bom projeto é preciso: reunir dados e analisá-los, detectar os problemas que afetam a comunidade e definir a forma de enfrentá-los, identificar potenciais parceiros, reunir recursos e, num segundo momento, executá-los e avaliá-los.

Por que o passo a passo é importante?

A oficina de projetos é uma ação educativa que propõe alguns passos estratégicos associados à resolução de situações-problema identificadas pelo público da oficina. Os jovens da Adjer foram desafiados e estimulados a pensar em soluções para a superação de questões que, na sua visão, afetam a sua qualidade de vida.

Durante a oficina, os jovens conheceram alguns requisitos importantes para uma intervenção crítica e responsável, com o objetivo de ampliar a solidariedade, a cooperação e a participação social.

Identificar, compreender e avaliar os problemas exige:
Interpretar e analisar dados, reunindo informações necessárias;
Elaborar um projeto ou estratégia para a solução;
Explicar e justificar as estratégias escolhidas;
Comparar diferentes alternativas de solução;
Avaliar a alternativa escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário