quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quanto mais gente melhor

Josiane Francheski

Josiane Francheski é a mais nova sócia da Adjer, ela tem 22 anos e possui ensino médio completo. Antes morava com sua família na comunidade de Pouso Alto, no município de Zortéa, em um terreno que foi alagado pela construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Faz apenas oito anos que a família está em Três Porteiras, uma comunidade grande em extensão e pequena em população. Em sua maioria é composta por grandes propriedades, cujas atividades produtivas são o cultivo grãos, bovinocultura de corte e suinocultura. A menor parte das propriedades pertence a agricultores familiares, que também produzem grãos, criam bovinos e suínos, além da apicultura.

Josiane tem muitos sonhos e planos. Dentre eles, sua prioridade é capacitar-se para melhorar sua formação e com isso aprimorar a produção da unidade familiar, para obter mais renda e aumentar a qualidade de vida.

Por intermédio de alguns amigos que participaram do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) e hoje fazem parte da ADJER fiquei sabendo da importância e a forma como funciona a formação e a partir daí me interessei e busquei saber como poderia participar, diz Josiane.

Conforme a jovem, recém associada à Adjer, ao participar de uma associação composta por jovens agricultores familiares como ela, pretende encontrar meios para manter os jovens no campo e, ao mesmo tempo, ficar em contato com outros jovens.
Reportagem escrita por Taiza Pieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário