terça-feira, 29 de setembro de 2009

Blogueiros querem se ver na tela


Os internautas da Adjer e outros jovens blogueiros curtiram tanto a experiência que quiseram se ver na foto...aí está pessoal...lá vamos nós outra vez!!

Dica para encurtar distâncias













segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A pedido - por onde andaram os jovens da Adjer

a

Bem na foto

a













Vilmar, expresidente da Adjer e atual tesoureiro, posa com Rodrigo, membro da diretoria da associação, durante a semana em que estiveram em Glória do Goitá para participar da III Jornada Nacional do Jovem Rural. Estavam acompanhados de um "pé".... ainda não descobrimos de quem... mas vamos investigar, e quando soubermos prometemos apresentar aos blogueiros.

Frio na barriga - Josi conta como foi encarar 800 pessoas na platéia do painel



- Qual foi a sensação causada por um público de jovens e adultos tão grande?

- Inicialmente, um frio na barriga! Mesmo que a gente já venha fazendo apresentações públicas sobre a Adjer em reuniões com o poder público, seminários e outros eventos, nunca havia falado para um público tão grande. Além disso, ter na platéia tantos jovens com experiências bacanas e de sucesso, aumentou a minha responsabilidade. Sabia que precisaria ser muito objetiva e clara para garantir que a nossa associação fosse compreendida como uma iniciativa que nasceu dentro de um programa de formação, mas que criou suas próprias asas e hoje luta para multiplicar suas experiências.

Como estava bem preparada, fui me tranquilizando e assim pude transmitir nossa mensagem, mostrando a todos como a Adjer vive e o que ela faz. Minha responsabilidade foi a de representar bem os associados e contribuir para que outros jovens se organizem também. Apesar do contexto no sul ser bem diferente, quando se trata de juventude e interesses dos jovens, tudo fica parecido, e o importante é sentir e mostrar que somos capazes.

Foi uma experiência única e gratificante. Da próxima vez (quem sabe na IV jornada) queremos mais espaço, pois temos muito o que dizer e muitos jovens da Adjer têm experiências que valem a pena ser socializadas.
a
Pena que não foi possível a participação de todos os sócios da Adjer, pois eu gostaria que os demais também se orgulhassem dos resultados que socializamos no encontro de Glória do Goitá, mas é assim mesmo, temos que trabalhar com a idéia de representação. Mas estamos comprometidos em manter todos bem informados e ampliar nossos debates, por isso vamos postar as lâminas que guiaram a apresentação no painel.

Na jornada - painel com experiências de associações de jovens



No dia 22 de setembro a presidente da Adjer, Josiane da Silva, participou de um painel sobre experiências associativas juvenis que deram certo.
Foram duas as experiências apresentadas, além da Adjer, a jovem Lilian, da ONG Acreditar, organização de Glória do Goitá (PE) que trabalha com fundo rotativo, uma modalidade de microcrédito destinado ao financiamento de empreendimentos de jovens agricultores familiares, relatou o trabalho e os benefícios da iniciativa.

Do meio oeste catarinense à zona da mata pernambucana - jovens da Adjer marcam sua presença


a
A jornada foi um sucesso e os jovens da Adjer troxeram muitas notícias e idéias, nascidas do intercâmbio de experiências inovadoras entre jovens rurais de todo o Brasil. Foram tantas as atividades que estamos organizando as informações para postar no nosso blog. Vamos começar com a apresentação feita pela presidente sobre a associação e seus projetos.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aprendendo a não esperar - em busca de soluções concretas


x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

X

Josiane com João Armando, extensionista da Epagri em Zortéa e grande incentivador do PJER e da Adjer.

No dia 01 de setembro os jovens da Adjer participaram de uma reunião no gabinete do prefeito de Zortéa. Além do prefeito, estavam presentes o presidente da câmara de vereadores, o extensionista rural local, a presidente e o tesoureiro da Adjer, duas jovens recém associadas, representantes da ADM e do grupo de mulheres.

Tia Ju também pintou por aqui

From: Juçara Bordin jucarabordin@hotmail.com
Date: 2009/9/15
Subject: RE: III Boletim da ADJER
To: Associação Adjer <associacao.adjer@gmail.com>

Obrigado pelo Boletim, está lindo, estou muito feliz em ver os resultados.
Boa viagem e boa jornada, aproveitem bem e tragam novas experiências.
Um grande beijo a todos.
Juçara

Galera, mais mensagens


a

Compartilhando mensagens




quinta-feira, 10 de setembro de 2009

De jovem pra jovem





a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
Começou a circular hoje o Boletim n.3 da Adjer, um informativo eletrônico que tem o objetivo de comunicar as ações da associação, informar as atividades que estão em andamento e socializar as aprendizagens da moçada.
Os boletins circulam mensalmente e podem receber sugestões de novos assuntos, notícias de outras organizações juvenis, agenda de eventos, pequenos textos de interesse dos jovens do campo ou idéias para a publicação.
Para recebê-los (inclusive os anteriores) basta mandar e-mail para associacao.adjer@gmail.com fazendo a solicitação, ou postar aqui no blog o pedido.

Meta à vista

A Adjer pretende associar 10 jovens e aumentar em 30% a participação feminina até dezembro de 2009. No mês de setembro já são 8 os novos sócios, sendo 6 jovens mulheres.

Tempo de parcerias

A Associação de Jovens Empreendedores Rurais é a mais importante iniciativa da juventude rural catarinense. O trabalho desenvolvido por estes jovens ainda é pouco conhecido no estado e o papel que ele desempenha é de vital importância para o futuro do país e da agricultura familiar como um todo.

Nós da EPAGRI do município de Zortéa nos sentimos satisfeitos por desenvolver trabalhos em parceria com a juventude rural organizada, pois os jovens são importantes aliados na construção do desenvolvimento rural de nosso município e de nossa região. Três projetos em especial vêm sendo desenvolvidos em conjunto entre ADJER, ADM Rio Agudo (Associação da Microbacia do Rio Agudo), Mulheres Agricultoras, Diretoria de Agricultura e nós da EPAGRI que são a construção de um centro de formação de agricultores, o projeto de Agroecoturismo e o projeto de internet rural. Mas muitos outros projetos ainda poderão ser desenvolvidos tendo em vista a garra e o envolvimento destes jovens.

Agora o nosso município conta com novos sócios na ADJER que já estão mostrando envolvimento tanto nos projetos coletivos, como o Cinema Rural de Zortéa, quanto na melhoria em suas propriedades. Esperamos que no futuro todos os jovens rurais de nosso município se associem e sejam parceiros na construção de um meio rural com mais oportunidades e qualidade de vida.

João Armando Neves dos Santos, Extensionista Rural, EPAGRI – Zortéa
joaoarmando@epagri.sc.gov.br

Projetão - 1ª etapa


A Adjer vê o protagonismo juvenil como estratégia de participação social que trata de projetos e saberes aplicados de forma coletiva e voltados para os interesses das coletividades.

Confiram a 1ª versão do PROJETÃO, um plano de trabalho que envolve múltiplas atividades e já está rendendo reuniões municipais. Aguardem que noticiaremos a continuidade.

Associados para mudar


Galera da Adjer reunida durante elaboração do projetão

Elaborar e executar projetos implica em agir coletivamente.
Ações coletivas reúnem os jovens em torno do planejamento, execução e avaliação das intervenções na realidade, o que supõe escolhas voltadas para o futuro.
Por isso, os projetos de protagonismo estimulam a cidadania ativa dos jovens, uma vez que propõem a tomada de atitudes frente a fatos concretos.

Quanto mais gente melhor

Josiane Francheski

Josiane Francheski é a mais nova sócia da Adjer, ela tem 22 anos e possui ensino médio completo. Antes morava com sua família na comunidade de Pouso Alto, no município de Zortéa, em um terreno que foi alagado pela construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Faz apenas oito anos que a família está em Três Porteiras, uma comunidade grande em extensão e pequena em população. Em sua maioria é composta por grandes propriedades, cujas atividades produtivas são o cultivo grãos, bovinocultura de corte e suinocultura. A menor parte das propriedades pertence a agricultores familiares, que também produzem grãos, criam bovinos e suínos, além da apicultura.

Josiane tem muitos sonhos e planos. Dentre eles, sua prioridade é capacitar-se para melhorar sua formação e com isso aprimorar a produção da unidade familiar, para obter mais renda e aumentar a qualidade de vida.

Por intermédio de alguns amigos que participaram do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) e hoje fazem parte da ADJER fiquei sabendo da importância e a forma como funciona a formação e a partir daí me interessei e busquei saber como poderia participar, diz Josiane.

Conforme a jovem, recém associada à Adjer, ao participar de uma associação composta por jovens agricultores familiares como ela, pretende encontrar meios para manter os jovens no campo e, ao mesmo tempo, ficar em contato com outros jovens.
Reportagem escrita por Taiza Pieri